quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Cansaço


“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento”. Hebreus 5:12

Considero-me enfadado pela ideologia cristã massificada nas atitudes nocivas dos evangélicos atuais. Não lanço todos em um mesmo balaio. Claro. Nem seria louco de insurgir contra o cristianismo. Não é esse meu intuito. Mas como me professo cristão protestante, rebelaria-me contra minhas bases caso julgasse impróprio criticar o pensamento infantil marcante da “classe”, melhor, de parte majoritária dela.

Há pouco lia algo interessante, relembrando as palavras de um sábio pastor que diversas vezes me disse: “O Evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”. Percebi ainda mais claramente, quão distante o pensamento evangélico atual está da verdadeira Boa Nova. Pregar o Evangelho ao homem para salvação deixou de ser prioridade e base do cristianismo para dar lugar a pensamentos de prosperidade, autoritarismo (por quem pode) e subordinação cega a novos intermediários entre Deus e o homem. Prega-se parte do evangelho, para partes do homem, para alguns homens.

O cristianismo há tanto tempo enraizado em nosso solo produziu milhões, esclareço, cerca de 26 milhões de evangélicos vivos atualmente, mas não os conduziu à maturidade. “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus”. Paulo desejava que os cristãos prosseguissem rumo à perfeição, mas para isso era necessário deixar esses rudimentos (Hb 6:1).

O cristianismo passa por uma nova reforma que nasceu de Deus para o Povo de Deus. Posicione-se criticamente diante dos pensamentos do senso comum da religião e pense nos perdidos, só neles. O mito da Caverna de Platão demonstra bem o papel do cristão: sair da caverna rumo à liberdade, conhecer o maravilhoso mundo que nos espera e voltar para libertar nossos irmãos, ainda que sejamos mortos por isso.

E lembrem sempre: "Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus" Salmos 20:7. A salvação para nosso mundo perdido repousa sob as mãos de um Deus lindo. Fale dEle

Liberdade a todos.

Um comentário:

  1. Oi Thiago,

    Ainda não havia tido a oportunidade de comentar.Mas achei essa postagem nota 1000.Realmente retrata o que infelizmente vivemos hoje no evangelho, que cresce em número de seguidores, mas que deixa a desejar em conteúdo (fundamentação bíblica), e fervor pela essência que Paulo tanto pregava.

    Que essa postagem nos sirva como meditação todos os dias, como uma meta a ser atingida.


    Parabéns.

    ResponderExcluir